Terça, 12 de Dezembro de 2017

Pesquisar

Historial

A Sodade FM - Rádio Comunitária do Tarrafal, começou a ganhar vida em inícios de 2011, altura em que a Câmara Municipal do Tarrafal começou a dispor de uma Assessoria de Imprensa. Esta, depois de contactos com o presidente da Câmara Municipal, técnicos e individualidades que, há muito sonhavam ter um meio de comunicação local, que respondesse aos anseios da população ao nível das comunicações, começou a fazer as diligências no sentido de montar um projecto com cabeça, tronco e membros. Um projecto capaz de seguir em frente e de, definitivamente, culminar com a criação oficial de uma estação radiofónica comunitária.

Os trabalhos começaram no mês de Fevereiro de 2011, tendo sido os primeiros passos  a montagem dos projectos técnicos e comunicacional. Posto isto, começaram os trabalhos no sentido de assegurar as condições legais para a instalação de uma rádio e, depois, emissão de sinais de rádio para o município.

Neste sentido, foi endereçada à Direcção-geral da Comunicação Social (DGCS) uma carta de solicitação de licenciamento para a actividade de radiodifusão comunitária. A licença foi concedida um mês depois, com a publicação no Boletim Oficial a 11 de Maio de 2011.

Concedida e licença para actividade de radiodifusão, o próximo passo foi a obtenção de licença de frequência para emissão de sinais de rádio. Algo conseguido junto da Agência Nacional das Comunicações em Cabo Verde, a ANAC. A licença foi concedida a 21 de Junho de 2011. 88.7 Mhz foi a frequência atribuída, por um período de 5 anos (renováveis).

Enquanto isso, continuam os trabalhos a outros níveis.

Assim, a equipa constituída pelo presidente da Câmara Municipal, António Soares, o assessor de imprensa, Nelson Pires, o Coordenador do Centro da Juventude, João David Gomes, e o técnico de rádio, Daniel Ramos (Denha de Shell), começou a trabalhar, em colaboração com outras personalidades, nomeadamente, da Câmara Municipal do Tarrafal e da Associação dos Amigos do Tarrafal - ACAT, no sentido de conseguir, dentre outros, espaço e materiais básicos para a instalação da rádio.

Foram alguns meses de trabalho a este nível, que culminaram na inauguração da Sodade FM a 27 de Julho de 2011.

As emissões experimentais cobriram, até 3 de Fevereiro de 2012, apenas a cidade do Tarrafal. A 8 de Outubro, a Sodade FM, em parceria com a SNNotícias, passou a emitir, experimentalmente, através da Internet, no site livre www.ustream.tv. A 4 de Fevereiro de 2012, fruto de muito trabalho e enorme esforço financeiro, principalmente por parte da Câmara Municipal do Tarrafal, a principal parceira financeira, a Sodade FM - Rádio Comunitária do Tarrafal, passou a ser acompanhada nos sete povoados do município. Um trabalho que custou mais de mil e 300 contos.

Com os dois anos de vida comemorados no dia 27 de Agosto  de 2013 as dificuldades aumentaram tendo em conta algumas mudanças nomeadamente a mudança dos estúdios para um espaço privado que também ajudou no amadurecimento isso por ter que arcar com as despesas e sem apoios o que com o tempo e graças ao carinho dos ouvintes principalmente os nossos emigrantes, acreditamos que a sodadefm  está apenas no início de uma longa caminhada e que juntos levaremos a nossa comunidade bem longe.

 

Antecedentes

Antes do projecto iniciado em 2011, havia já, por parte de pessoas ligadas à área das telecomunicações e não só, a ideia de instalar uma rádio comunitária no Tarrafal, dentre os quais se destaca Daniel Ramos, que chegou, com o material básico de que dispunha, a emitir sinais a partir da sua residência, na cidade do Tarrafal.

Além disso, e na sequência de contactos, primeiro com o município de Piemonte (Itália) e, depois, com representantes da Rádio Gold (Itália), por intermédio da jornalista saninculauense Maria de Lurdes, criou-se um projecto para a criação de uma rádio comunitária no Tarrafal, à semelhança do que tivera sido feito com a Ribeira Brava.

No entanto, por dificuldades financeiras da parte de Itália (em ambos os casos), agravadas com a crise financeira mundial, o projecto andou, durante muito tempo, em banho-maria. E, ainda depois da inauguração, a 27 de Julho de 2011, havia a esperança de, a partir daquela data, se conseguir a materialização do antigo projecto da rádio, algo que não passou de aspirações.

E, hoje, graças à dedicação das figuras já mencionadas e de outras que foram acreditando e se juntando a esta causa, há a Sodade FM - Rádio Comunitária do Tarrafal, em incessante crescendo.

 

Porquê Sodade FM?

Esta foi uma proposta da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal do Tarrafal, acolhida com grande agrado por todos os elementos da equipa envolvida na gestação da rádio comunitária do Tarrafal.

A justificação é  simples. E mais do que a escrita, o sentimento é o que mais explica a escolha do nome. Sodade, sentimento próprio do cabo-verdiano. Sodade, chorada, cantada, aclamada e eternizada pela música. Sodade, escrita em poema em São Nicolau, no agora município do Tarrafal. Sodade  - tornada música e um dos hinos não oficiais de Cabo Verde, aqui nas terras de Paulino Vieira, Armando Zeferino e outros tantos. Sodade é por tudo isso, e muito mais, uma marca, um símbolo, uma moeda, um elo de ligação dos que estão próximos, distantes, presentes e/ou ausentes.

Move
-

Novidades da Rádio

Mais recente
Seja Bem-vindo

A SODADE FM saúda a todos. Esta é sua, a minha a nossa rádio pois só juntos poderemos desenvolvê-la e com isso alcançar nossos objectivos. A nossa rádio dispõe de uma grelha de programação...

Leia mais...

O Tempo Hoje

18°
°F°C
Tarrafal de São Nicolau
Partly Cloudy
Humidity: 67%
22 kph
Tue
Partly Cloudy
18 | 22
Wed
Scattered Showers
18 | 23